Rússia, oficialmente Federação Russa ou Federação da Rússia, é um país localizado no norte da Eurásia. Com 17 075 400 quilómetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre.

Partir à descoberta da Rússia é entrar numa cultura, costumes e histórias que marcaram a actual civilização. Cidade como Moscovo e São Petersburgo estão entre as mais belas do mundo, onde monumentos como o Kremlin e suas Catedrais, as estações do Metro, o Mosteiro de Novodevichy, o Teatro Bolshoi em Moscovo, ou em São Petersburgo o Museu Hermitage, o bairro Dostoiévski, o Palácio de Peterhof… Sem dúvida uma viagem obrigatória!

R%EF%BF%BD%EF%BF%BDssia - Pacotes de Viagens


Moscovo: A capital da Rússia é actualmente uma das maiores cidades da Europa preservando as suas antigas estruturas.
O Kremlin (e a sua Praça Vermelha de Moscovo), foi centro religioso e residência da nobreza moscovita. Com uma extensão de 28 ha, com 5 portas e 29 torres, que guardam o seu recinto triangular, compreende diversos monumentos de valor universal localizados na Praça das Catedrais. Entre os numerosos museus destaca-se o Palácio das Armaduras, com magníficas colecções históricas. A Praça Vermelha com 75 000m2 é o centro nevrálgico da cidade. É dominado pela Catedral de São Basílio (século XVI), célebre pelas suas coloridas cúpulas em forma de bolbo.
Passeie pelas margens do rio Moskva e Parque Gorki; visite a Catedral da Assunção; o Grande Palácio do Kremlin; a famosa Praça Vermelha; a Catedral de S. Basílio; Catedral da Anunciação ou a Catedral Kazan.
Visite alguns dos principais museus, nomeadamente: o Museu Andrei Rublev (arte russa antiga); Casa-Museu Pushkin; Museu Vladimir Mayakovsky; Museu dos Cosmonautas; Museu Nacional da História.

São Petersburgo: A cidade de São Petersburgo, caracterizada pelos seus canais e mais de 400 pontes, é fruto da iniciativa do czar Pedro I. Ao longo das suas ruas sucedem-se monumentos de estilos barroco e neoclássico, entre os quais se destacam o Museu do Hermitage (colecções de arte do século XIII a XVIII), e os palácios de Inverno, de Mármore, do Almirantado e a Catedral de Kazanskii Sobor.
 
Igreja de São Salvador do Sangue Derramado: A Igreja de São Salvador, também chamada de Igreja do Sangue Derramado é uma das construções mais incríveis de todo o país.

Palácio de Santa Catarina (século XVIII): Situado a 32km de São Petersburgo o Palácio de Catarina II é uma imponente obra arquitectónica e histórica.

Capital: Moscovo  

Moeda: Rublo (RUB)

Visto: À entrada no território russo é obrigatório o preenchimento de formulário de imigração, habitualmente fornecido pelas companhias aéreas durante o voo para a Rússia, e a sua entrega às autoridades de fronteira. O duplicado do formulário deverá ser conservado e devolvido àquelas autoridades à saída da Rússia.
Para viajar para a Rússia é necessária a obtenção, em tempo útil, de um visto junto dos Postos Consulares russos em Portugal, o passaporte ser válido pelo menos para os seis meses seguintes após a data prevista do regresso da Rússia. Não é possível obter um visto à chegada.

Rússia é um país localizado no norte da Eurásia. Com 17 075 400 de quilómetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre. É também o nono país mais populoso, com 142 milhões de habitantes. Faz fronteira com os seguintes países, de noroeste para sudeste: Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia e Polónia (ambas através do enclave de Kaliningrado), Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte. Também tem fronteiras marítimas com o Japão, pelo Mar de Okhotsk, e com os Estados Unidos, pelo Estreito de Bering.
De norte a sul, a planície europeia oriental é revestida maioritariamente pela tundra, florestas de coníferas, pastagens e regiões áridas (no mar Cáspio), enquanto as mudanças na vegetação reflectem as mudanças no clima. A Sibéria suporta uma sequência semelhante, mas coberta em sua maior parte pela taiga. O país possui 41 parques nacionais, 101 reservas biológicas e 40 reservas da biosfera da UNESCO. A Rússia tem as maiores reservas florestais do mundo, conhecidas como “os pulmões da Europa”, perdendo apenas para a Floresta Amazónica, no montante de dióxido de carbono que absorve.

15/002/2022

 

Os cidadãos portugueses necessitam ter um teste PCR negativo, efectuado no máximo 48h antes da chegada à Rússia. Durante a estadia na Rússia é necessário efectuar um teste PCR  a cada 48h, para entrar em museus (Moscovo); museus, restaurantes e hotéis (São Petersburgo). Os testes PCRs são efectuados por pessoal de laboratórios especializados que se desloca ao hotel da estadia. O valor por teste é de cerca de 50 euros por pessoa.

Estas medidas estão em vigor, de momento, até 31 de março.

 

Medidas implementadas em Portugal
[Atualização: 9 fevereiro]

O governo português tem vindo a tomar todas as medidas de saúde pública necessárias para proteção de toda a população, assim como de quem visita o país.

As medidas em vigor poderão ser revistas de acordo com a evolução da situação epidemiológica.

I – ACESSIBILIDADE

1) Chegar a Portugal por avião

PORTUGAL CONTINENTAL

PERMITIDO
- Países da União Europeia ou de um estado associado ao Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça);
- Brasil, EUA e Reino Unido;
- Países com voos autorizados para viagens não essenciais sob reserva de confirmação de reciprocidade: Arábia Saudita, Barém, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Koweit, Nova Zelândia, Peru, Qatar, República Popular da China, Ruanda e Uruguai, assim como as regiões administrativas de Hong Kong e Macau e ainda Taiwan,

No caso de países não referidos são apenas permitidas “viagens essenciais”, ou seja, as que permitam o trânsito e a entrada em Portugal por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar e por razões de saúde ou por razões humanitárias.

  • Obrigatório apresentar 
    Certificado Digital COVID da UE na modalidade de vacinação (esquema vacinal completo ou esquema vacinal completo com toma da dose de reforço)
    - Certificado Digital COVID da UE, na modalidade de teste ou recuperação,
    ou Certificado de vacinação (esquema vacinal completo ou com toma da dose de reforço) ou certificado de recuperação válido emitido por um país terceiro em condições de reciprocidade: Albânia, Andorra, Arménia, Suíça, Ilhas Faroé, Geórgia, Israel, Islândia, Liechtenstein, Moldávia, Mónaco, Marrocos, Nova Zelândia, Macedónia do Norte, Noruega, Panamá, São Marino, Sérvia, Singapura, Taiwan, Togo, Turquia, Ucrânia, Reino Unido, Vaticano (https://ec.europa.eu/info/live-work-travel-eu/coronavirus-response/safe-covid-19-vaccines-europeans/eu-digital-covid-certificate_en)

    Os Certificados de vacinação são aceites se considerarem uma das vacinas aprovadas em Portugal e de acordo com os termos que poderá consultar em "V – INFORMAÇÃO ÚTIL / Vacinação"

    - ou Teste RT-PCR negativo (ou teste NAAT similar) - até 72h antes do embarque, ou
    - ou Teste Rápido Antigénio laboratorial negativo- até 24h antes do embarque (de acordo com a lista da Comissão Europeia com base na Recomendação do Conselho de 21 de janeiro de 2021 / Adenda ).

 

 

Devido às constantes actualizações sobre o tema, aconselhamos a consulta a:

https://www.iatatravelcentre.com/world.php

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/covid-19-medidas-implementadas-em-portugal

https://www.visitrussia.com/covid19

 

Nota: as informações acima estão sujeitas a alteração por parte do Governo Russo e Português, sem aviso prévio.