Uzbequistão, um país que concentra a cultura islâmica com o domínio soviético sobre o território. Aqui encontram-se diversas cidades essenciais para a rota da Seda, como Bukhara, Samarkand (consideradas património mundial pela UNESCO devido à passagem de diferentes culturas), Khiva e a capital Tashkent. A autenticidade que o país mantém, permite-nos contactar proximamente com a vasta riqueza cultural que aqui encontramos ao misto de povos que por aqui passaram.

Uzbequist%EF%BF%BD%EF%BF%BDo - Pacotes de Viagens


Tashkent: Capital e mais populosa cidade do Uzbequistão, Tashkent convida os seus visitantes a conhecerem a sua história vastíssima na qual verificamos influências túrquicas, sogdianas e islâmicas. A cidade foi, em 1219 destruída por Genghis Khan e, posteriormente, reconstruída para integrar na Rota da Seda. Assim, algumas das principais atrações da cidade são, na parte antiga da cidade (Khasti Imom), a Madrasa Barak Kan, Madrasa Kafal Shohi, Biblioteca, o mercado oriental de Chorsu. É possível ainda visitar o Museu de Artes Aplicadas, a Praça da Independência e Eternidade, que compõe o Monumento da Independência e do Humanitarismo inaugurado em 1991, o Memorial da II Guerra Mundial, o Arco Ezgulik, fontes da cidade e monumentos modernos, Praça de Opera e Ballet, Praça de Amir Temur.

Khiva: Segundo a lenda, Khiva foi fundada no lugar onde Sem – filho de Noé – escavou o poço Keivah. O Complexo Arquitetónico da cidade antiga – Ichan Kala – é um exemplo bem preservado da arquitetura muçulmana na Ásia Central, onde é possível visitar o minarete Kalta Minor, o Castelo Kunya Ark, a Madraza Mohammed Rahim Khan, o Minarete e Madraza Islom Khodja. Em Khiva, encontra-se ainda o Complexo arquitetónico Tash Hovli, o Mausoléu de Pahlavan Mahmud, a Mesquita Juma e a Madrasa Allikulikhan.

Bukhara: No coração da Rota da Seda e dos antigos Reinos da Pérsia, fica Bucara, uma encantadora cidade histórica. Bucara, a quinta cidade mais populosa do Uzbequistão, é uma coletânea de mausoléus, mesquitas, minaretes e madrasas. É possível encontrar o Mausoléu dos Samani, o Mausoléu Chashmai Ayub, a Mesquita Bolo Hauz, a Cidadela Ark, o Minarete Kalyan e a Mesquita Poi Kalyan, a Madrasa Miri Arab, a Cúpula Toki Zargaron, as Madrasas Ulughbek e Abdullazizkan, a Cúpula Toki Telpak Furushon, a Mesquita Magoki Attory, a Cúpula Toki Sarafon, e o Complexo Arquitetónico Lyabi Hauz, conjunto de duas madrasas.

Samarcanda: Samarcanda é, provavelmente, a cidade mais famosa da Ásia Central. Rica em magníficos monumentos históricos, Samarcanda foi em tempos o coração da Rota da Seda – situada entre a China e o Mediterrâneo. Samarcanda está na lista das mais antigas cidades habitadas na Ásia Central. Aqui é possível visitar a imponente Praça Registan onde se encontra a Madrasa Ulughbek, a Madrasa Shir-Dor e a Madrasa Tilla-Kori. É ainda importante destacar o Mausoléu Guri Emir (túmulo de Tamerlan), Mesquita Bibi-Khonume, o Bazar Siab, o complexo arquitetónico Shakhi-Zinda, o Museu da cidade antiga Afrosiyab e Observatório Ulughbek.
 

Oficialmente República do Uzbequistão é um país duplamente encravado,  localizado na Ásia Central , composto de doze províncias, uma república autónoma.

Capital: Tashkent
O Uzbequistão faz fronteira com o Cazaquistão e a norte, o Tajiquistão, a  sudeste, o Quirguistão a nordeste, o  Afeganistão ao sul e o Turquemenistão a sudoeste.

Lingua Oficial: Uzbeque

Moeda: Som Uzbeque (Uzs)- 1 Eur é aproximadamente 9.504.89
Clima: Árido e Semiárido 

Fuso Horário: + 5 Horas

Religião: Não há religião oficial, islamismo 88% (maioria de sunitas), Igreja Ortodoxa  9%, outros 3% (incluindo alguns budistas).