Terra do sol nascente e um arquipélago com mais de 6000 ilhas de extraordinária beleza, com as suas montanhas e vulcões, os seus monumentos que são património mundial, como o castelo Himeji. O Japão tem uma rede de transportes excelente para o levar onde quiser. Um país seguro para caminhar e descobrir influências chinesas, indianas, americanas e até europeias. Com um avanço tecnológico invejável, com uma gastronomia onde os seus pratos são pura arte, com uma criatividade na mistura dos ingredientes, pois é o país do sushi, do saqué e do chá verde. A sua cultura influenciou o ocidente com as suas cores exuberantes nas pinturas, os bonsais e muito mais. Vale a pena visitar o país da origem do sol.
Japão - Pacotes de Viagens
O Melhor do Japão
11 dias > Osaka, Kyoto, Takayama, Hakone e TokyoCaminho de Kumano
15 Dias > Kyoto, Hiroshima, Koyasan, Kumano, Kawayu Onsen, Osaka, Kanazawa, Takayama e TokyoEmbaixada Portuguesa no Japão:
Kamiura-Kojimachi Bldg. 4F, 3-10-3, Kojimachi Chiyoda-ku Tokyo 102-0083 Japan
Telefone: +81 (03) 5226-0614
Embaixada do Japão em Portugal:
Av. da Liberdade, no 245 / 6o andar 1269-033 Lisboa | Portugal
Tel.: +351 21 311 0560
Tóquio: Unindo o futurista e o tradicional, Tóquio apresenta um imenso centro empresarial e cultural, onde podemos encontrar os restaurantes robotizados, nos cafés a fantasia e nos fanáticos por anime conhecidos como otaku. Ainda que inovadora, Tóquio preserva a tradição através de seus jardins históricos, santuários e templos. Famosa pela sua atenção extrema aos detalhes, a capital do Japão abriga algumas das melhores comidas japonesas do país, com 234 restaurantes com estrelas Michelin - mais do que qualquer outra cidade. Sejam quais forem os seus interesses culturais, é provável que Tóquio tenha o que procura. Com museus e galerias de nível internacional, vida noturna diversa e tecnologia de ponta, é impossível sentir tédio em Tóquio.
Quioto: A antiga capital do país, Quioto, é mundialmente famosa pela sua cultura e gastronomia sofisticadas, enquanto que o interior da província nos arredores de Quioto exibe os encantos da sua zona rural. A cidade de Quioto atrai milhões de visitantes locais e internacionais em busca da cultura tradicional japonesa. Templos e santuários, como o Kiyomizudera e o Kinkakuji, atraem multidões de turistas, assim como os bosques de bambu de Arashiyama, localizados nos arredores. Melhor ainda, a magia de Quioto fica a apenas uma curta distância de Tóquio por comboio bala.
Osaka: Conhecida pela sua culinária, entretenimento e vida noturna, Osaka oferece também história e cultura. Fica a curta distância de Tóquio com acesso por comboio bala, mas é uma cidade muito diferente da capital do Japão. Desça do comboio bala e entre numa região de vida noturna agitada, culinária deliciosa e moradores locais simpáticos. Junto com muitas lojas e atrações modernas, Osaka também tem um lado histórico, cujo destaque é o Castelo de Osaka. O castelo é um excelente local para saber mais sobre a história do Japão e para passear pelos belos jardins, especialmente durante a época das cerejeiras em flor em abril.
Okinawa: Descubra uma cultura insular única nascida do sol subtropical, das areias brancas, dos manguezais e da era dos Reis Ryukyu. A província mais ao sul do Japão, Okinawa é um arquipélago com uma história de reino independente. A região possui clima subtropical bastante característico e é também o berço do karate. Explore as ruínas e os castelos restaurados dos reis Ryukyu e visite as magníficas praias e a costa com incrível variedade de corais e vida submarina. Observe as baleias e as corridas de barcos dragão, contemple a flora e fauna raras e aproveite um estilo de vida insular que não segue relógios, apenas o sol.
Fuso horário: + 9 horas
Compras: As compras são um prazer no Japão. O Japão oferece uma grande variedade de opções aos clientes, desde artigos tradicionais a produtos ultramodernos. Estrangeiros podem comprar artigos isentos de impostos, abrangendo itens populares como máquinas fotográficas, aparelhos ópticos, rádios, aparelhos eléctricos e pérolas.
População: 126,8 milhões
Capital: Tóquio
Governo: Estado unitário, Monarquia constitucional, Parlamentarismo
Idioma Oficial: Japonês
(É uma língua aglutinante e caracteriza-se por um sistema complexo de construções honoríficas, que reflectem a natureza hierárquica da sociedade japonesa, com formas verbais e vocabulários particulares que variam de acordo com o status relativo entre interlocutores. O repertório de fonemas da língua japonesa é relativamente pequeno, e tem diferenciação léxica baseada em um sistema de pitch accent)
Moeda: O dinheiro nacional é o iene japonês (JPY) (¥).
Moedas estrangeiras são aceitas apenas em um número limitado de hotéis, restaurantes e lojas de souvenir. Circulam moedas de 1, 5, 10, 50, 100 e 500 e cédulas de 1.000, 2.000, 5.000 e 10.000 ienes. As moedas mais usadas são as de 10, 50 e 100 ienes. As de 10 ienes servem de ficha telefónica para aparelhos públicos, para uma ligação de 3 minutos. As moedas de 50 e 100 ienes são usadas em transportes publicos, máquinas de cigarros, bebidas não-alcoólicas, etc. Pode-se cambiar ienes em bancos, nas agências de câmbio e outros locais autorizados.
Os balcões de câmbio nos aeroportos internacionais de Tóquio e Osaka ficam abertos durante o horário normal de expediente. A taxa de câmbio varia diariamente.
Cheque viagem e cartões de crédito Traveler's cheques são aceites pelos bancos, hotéis, ryokans e lojas das grandes cidades. Cartões de crédito internacionais como American Express, VISA, Diners e MasterCard são também aceites na maioria dos estabelecimentos. A gorjeta não é praticada no Japão.
O que comer: Os paladares ocidentais estão familiarizados com sushis e sashimis, baseados em cortes de peixe crú. No entanto, existe uma infinidade de bons pratos e restaurantes, para todos os tipos de paladares. Para os que não apreciam muito a gastronomia japonesa, saiba que aqui encontram-se algumas das melhores casas de cozinha francesa e italiana do mundo, com chefs, sommeliers e patissers premiados. Pães e chocolates locais certamente o surpreenderão. Para os que estão com o orçamento curto, redes de fast-food são facilmente encontráveis até em pequenas cidades.
Para foodies e gulosos, o Japão oferece uma miríade de pratos regionais. Muitos têm origem chinesa como os conhecidos yakisoba (macarrão frito), guioza (um pastelinho grelhado, cozido ou frito) e chahan (arroz primavera). Experimente especialidades locais como o okinawa steak (uma delicada carne grelhada), o fugu (sashimi de baiacu, um peixe venenoso), os sorvetes de Hokkaido (onde há excelentes frutas e leite), a enguia de Yanagawa ou os diferentes tipos de macarrão: bifun, udon, soba e lamen (os de Hakata e Sapporo, de porco e pasta de soja, são os melhores).
Clima: O inverno (de Dezembro a Março), esta é a quintessência da arte de hospedar no Japão, com refeições muito elaboradas, banhos relaxantes e quartos bem decorados. O período entre o fim de Março e o começo de Maio (com pico nas primeiras semanas de Abril) é a época da floração das cerejeiras.
Há muitas festas nas ruas, com executivos e estudantes enchendo os parques para fazer piqueniques depois do expediente. O verão (Junho a Agosto) costuma ser muito quente e chove bastante. Em termos de clima, é mau, mas é exactamente nesta época que os principais festivais do país ocorrem, como o Gion Matsuri (Quito), Nebuta (Aomori), Grande Festival de Fogos de Nagaoka (Niigata), Hakata Gion Yamakasa (Fukuoka) e Kanto Matsuri (Akita). As escaladas ao Monte Fuji e nos Alpes Japoneses também estão bastante concorridas nestes meses. O outono é muito agradável, principalmente em Novembro, quando bosques e jardins ganham tons de vermelho, amarelo e laranja. Alguns dos melhores locais para apreciar a paisagem do período são templos, castelos e parques em Kanazawa, Kyoto, Nikko, Takayama e nas províncias de Nagano, Yamagata, Fukushima e Miyagi.
Principais Cidades: Tóquio, Fukuola, Hiroshima, Kobe, Quioto, Nagasaki, Nagoya, Osaka, Sapporo, Sendai e Yokohama
Vacinação: Não é obrigatório nenhuma vacina. São recomendadas as do Tétano, difteria, pertússis e tríplice viral
Gorjetas: Não existe gorjeta em qualquer que seja a situação no Japão - táxis, restaurantes, serviços pessoais...
Internet: O acesso á internet no Japão é muito fácil, nomeadamente muitos hotéis têm o wifi, bem como nos aeroportos.
07/12/2021
As fronteiras do Japão encontram-se encerradas ao turismo internacional.
Para mais informações queira consultar:
https://www.mofa.go.jp/ca/fna/page4e_001053.html
https://www.japan.travel/en/coronavirus/